Por que os grupos estão morrendo?
Crises são boas, e, certamente, são oportunidades para crescer. Mas não podemos ficar vendo o colapso, sem parar para pensar por que nós vivenciamos esses problemas, por que existem crises.
Esses dias eu li que em 2000 as estatísticas sobre o uso de drogas chegou a 500 milhões de pessoas e o número está crescendo, milhões delas morrem a cada ano a partir de overdoses. Também o tabagismo é a segunda principal causa de morte a cada ano no mundo, com 4,4 milhões de pessoas, e o álcool é o sexto com 1,8 milhões de dólares por ano. Estas são situações que falam de morte, especialmente entre os jovens, por um motivo: "A dependência". Em ambos os casos dependentes de drogas, álcool ou tabáco.
A DEPENDÊNCIA está matando nossa juventude e nós definitivamente não somos a exceção. O que está matando nossos grupos? Por que os grupos estão morrendo? Porque, assim como os jovens são dependentes. Uma das doenças de nosso movimento e muitos movimento da juventude católica é a líder-dependência, é claro que precisamos de líderes, mas não tanto quando eles deixam o grupo e acabam entrando em colapso. Na Colômbia, há uma variedade de separação de líder-dependência é o frei-dependência , e em outros casos o irmão-dependência .
O problema com esta doença é que por um longo tempo até hoje tem sido alimentada pelos mesmos irmãos e irmãs, mas com toda a honestidade, devemos dizer que, mesmo se é preciso para não ser protagonistas (os irmãos e irmãs) e nenhum progresso, Por exemplo, a última assembléia nacional de ascensão MJD , onde vários jovens que vestem a camisa, assumiram os riscos e lideraram as principais palestras e seminários que vivemos. Outro exemplo, A Páscoa jovem Dominicana de 2010 CON-TATO , onde os líderes de várias áreas onde esta Páscoa foi realizada,não foram outros senão os mesmo jovens do nosso movimento Dominicano. Em Bogotá os frades não fizeram quase nada, os jovens fizeram de tudo, eles pregaram e com risco, ousadia e fé a outros jovens disseram que Jesus é a sua razão do seu viver.
Mas ainda mais grave é que a doença agora é impulsionada por jovens do nosso movimento, o irmão-dependência frei-dependência e nos ameaçam e matam nossos grupos. Se o Frei é, se Sr não é, então, não podemos fazer nada,não fazer nada , é a frase comum em muitos de nossos líderes em nossas áreas regionais.
É verdade que a doença em muitos contextos que criamos monges e irmãs, também é verdade que o jovem se acostumou a viver com ela, e uma vez que em muitos casos, é a desculpa perfeita para não correr riscos, para não vestir a camisa e lutar , por grupos e comunidades cada uma das zonas.
Não podemos jogar a responsabilidade da morte pelos grupos aos frades ou irmãs, a morte é responsabilidade direta dos que fazendo parte do grupo, não assumiram a responsabilidade por aquilo que significa ser um líder de Deus. Definitivamente, muitos jovens não compreenderam o seu real papel dentro de suas comunidades, não compreenderam que Deus os chamou para serem líderes que promovam a vida e ressurreição nos grupos. É hora de pensar que culpa eu tenho no declínio gradual do meu grupo, que deixei de fazer para o meu grupo.
Talvez tenho que me questionar se eu tenho uma dívida para com Deus, que me deu a responsabilidade de ser um líder em um grupo, e talvez eu não tenha respondido o que significa esse dom maravilhoso.
Mas nunca é tarde demais! O caminha ainda pode se endireitar, há esperança e hoje posso compreender o que significa eme realidade ser um líder de Deus. Mesmo a forma como você pode endireitar, sem esperança, e agora eu posso entender o que realmente significa ser um líder de Deus. Eu posso levar a sério e com valentia o caminho para injetar nova alegria, diversão e energia poderosa do Deus criativo para o meu grupo, minha comunidade.
Não digo mais, porque não nos apoiam, eu vou apoiar-los.
Não digo mais, o meu grupo morre e ninguém faz nada, é melhor dar a minha vida, e deixar o meu sangue na areia pelo meu grupo, por minha comunidade.
Não digo mais, porque não vem os demais, perguntarei: porque eu venho aqui, por que Deus me quer aqui.
Não espere que as soluções venham de cima, as melhores são aquelas que vem de baixo, são as que vem do meu grupo
Não espere pelos outros para serem líderes, sou líder, eu sou parte da salvação do meu grupo.
Compreender que a saúde do meu grupo de mim e de ninguém mais, assumir que significa ser escolhido por Deus para ser o líder da minha comunidade ...
O que você acha? Opine!
0 comentários:
Postar um comentário