Quem somos
Oficializado no dia 12 de Dezembro de 2009, dia de N.Sa. de Guadalupe, na Capela do Col. Sta. Catarina de Sena, em São Paulo, o Movimento Juvenil Dominicano do Brasil tem como lema “contemplar e levar ao outro aquilo que foi contemplado”, para que a contemplação na oração e os esforços nos estudos proporcionem uma atuação no mundo com a perspectiva do Evangelho onde a paz é fruto da justiça.
Dominicanos: nosso claustro é o mundo!
Temos uma grande preocupação de educarmos a juventude a partir da contemplação do Deus que imana e transcende todas as coisas, e para isso elaboramos uma série de atividades visando a formação do caráter a partir do auto-conhecimento, vivência comunitária, estudo, oração e atividades missionárias.
Queremos falar de um Deus da Vida. Um Ser que nos acolhe sem diferenciação, pois nos ama incondicionalmente e que está sempre a nos levar em direção ao próximo.
A questão é:
Como reconhecer esse amor?
Como saber se o amor que sentimos vem de Deus?
Como reconhecer seus atributos sem sair da realidade?
Deus nos fala de diferentes formas, basta sabermos ouvir a sua voz, e esse ouvir acontece dentro de um processo de aproximação em sua direção. S. Tomás escreve: “Quanto mais vou ao encontro de mim mesmo mais descubro em mim um outro que não sou eu, mas o fundamento do meu existir”.
Deus também está em mim, e o reconheço quando me descubro. Descobrimos nosso carisma, nossas vocações, tudo aquilo que essencialmente nos realiza. Esse caminho de auto conhecimento se dá em duas esferas: no confronto diário com o outro, e na observação constante do eu. Tendo sempre como base a busca da verdade.
Deus que se revela em nossas vidas e em nossas relações com as pessoas e com o mundo…
Percebendo que no estudo encontramos as respostas de nossos questionamentos e o suporte para as dificuldades diárias…
E que pela prática nos tornamos virtuosos!
Ir ao mundo para que possamos conhecer as diferentes realidades que nele subsistem. Observar a riqueza das diferentes culturas para nos potencializarmos e nos questionarmos sobre qual o papel que desempenhamos na sociedade e se essa é, de fato, a sociedade que queremos. Isso porque reconhecemos o amor de Deus em nossas vidas e já descobrimos que o amor a Ele se dá na relação com o próximo.
Não queremos ficar de braços cruzados…
… pois sabemos que juntos podemos mudar a realidade, mesmo que de uma só pessoa!
Venha fazer parte desta aventura!
Paz e bem!
Fonte: MJD BR – Movimento Juvenil Dominicano do Brasil
Fonte: MJD BR – Movimento Juvenil Dominicano do Brasil
0 comentários:
Postar um comentário